1/22/2012

2

Pavilhão construído com garrafas pet em Taiwan


Domingo é dia de assistir tv com o maridinho e fazer muita preguiça! Neste último, acordamos e já começamos a assistir uma saga de séries e documentários. Um dos meus preferidos é o programa “Obras Incríveis” (NetGeo HD), que acompanha construções inusitadas e gigantescas. Amo mais ainda quando o tema do documentário destaca a sustentabilidade!

Na edição do dia 22/01 a pauta do programa foi sobre a construção de um prédio espetacular, feito com mais de 1,5 milhões de garrafas PET. Você acha impossível? Eu também achei no começo do documentário, mas o tema me cativou demais e fiquei vidrada assistindo a evolução da ideia desses engenheiros malucos e tão preocupados com o meio ambiente.

Pavilhão EcoARK em Taipei, Taiwan.

O pavilhão EcoARK é um ponto de referência para o futuro dos “prédios verdes” e foi uma peça espetacular da exposição Taipei International Flora Expo, em Taipei, Taiwan.

Seguindo o lema “Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, o pavilhão tem nove pisos e foi construído com tijolos feitos de garrafas de plástico reutilizadas. Eles reutilizaram garrafas pets retiradas do lixo e desenvolveram uma espécie de recipiente que se interligam

Garrafas de plásticos interligadas, formando a parede.
Todas foram feitas com a reutilização de outras jogadas no lixo da cidade. 

O EcoARK tem metade do peso de um edifício convencional e é suficientemente forte para resistir às forças da natureza como tempestades, terremotos e até o fogo! Dá para acreditar?Outras opções ecologicamente corretas também foram inseridas no projeto, que conta com uma tela de coleta de água da chuva para usar como ar condicionado.

Parte externa. Repare que eles criaram uma base para sustentar as garrafas na parte de fora.
No documentário eles explicam direitinho e provam que esta placa é a prova de fogo e sustenta a parede  pára aguentar terremotos e tempestades. 

Parte interna do Pavilhão. Detalhe para as luminárias que também foram feitas com as garrafas pet. Show!

O responsável pelo projeto é Arthur Huang, diretor-gerente da construtora Energia Sustentável Development Ltd. Segundo ele, ninguém no mundo construiu um salão de exposições com paredes feitas inteiramente de garrafas pet. E eu acredito piamente nisso, ainda mais levando em consideração a grandiosidade da construção.

Olha o Huang aí na gravação do programa "Obras Incríveis".

E sabe o que mais surpreende, além de toda essa pegada ecológica? O resultado final. O prédio ficou incrível, gente! Além de uma construção Eco Friendly, o EcoARK é extremamente bem acabado e as garrafas pet deram um toque moderno que fez toda a diferença. Veja as fotos e me diz se você não concorda comigo!







Está mais do que provado que é possível sim fazer coisas incríveis utilizando o lixo!
As fotos e algumas informações foram tiradas do site NatGeo, na página do programa “Obras Incríveis”. Para acessar, clique AQUI. Aproveita e se programa para assistir esse documentário!

Achei na internet a chamada em inglês, aí você já começa a ter uma ideia do que eu estou falando!



2 comentários:

Engenharia Ambiental disse...

TAMBÉM GOSTEI ACHO QUE JÁ PASSOU DA HORA DO BRASIL ADOTAR PROJETOS QUE VISEM ACIMA DE TUDO A SUSTENTABILIDADE.

comprar seguidores instagram disse...

Muito bom o post, adorei o blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...